sábado, 30 de novembro de 2013

Palavras e suas terminações.

Olá. prometi que postaria algo UM POUCO mais detalhado sobre as terminações das palavras, então vamos lá.



Número:

No finlandês  número é determinado pelo singular e plural e somente no plural que a palavra possui terminação que é ''t'' (nominativo) e ''i'' nos outros casos.

koira (cachorro) koirat (cachorros)
autossa (no carro) autoissa (nos carros)

Lembrando ''ssa/ssä'' terminação inessiva que significa dentro de algo ou algum lugar.


Sufixos de posse:

No português nós falamos ''meu'' livro, no finlandês é posto como sufixo. segue os exemplos:

1° pessoa do singular: (eu) kirjani (de modo que kirja é livro e o ni seria o nosso ''meu''). o meu livro
2° pessoa do singular (você) kirjasi - o seu livro
3° pessoa do singular (ela/ele) kirjansa - o livro dele/dela
1° pessoa do plural (nós) kirjamme-  o nosso livro
2° pessoa do plural (vocês) kirjanne o livro de vocês
3° pessoa do plural (eles/elas) kirjansa o livro deles/delas

Em resumo, as terminações são ni, si, nsa, mme, nne e nsa

Exemplo de:

minun nimeni on (meu nome é) nime- ni ( meu nome) a palavra minun, sinun e etc são usadas, mas não obrigatoriamente.


Casos:


Como já sabem, o finlandês possui 15 casos e cada um com sua respectiva terminação e significado. eu já postei a lista de casos e suas terminações, então vou só dar exemplo de como usa-las.

Partículas flexivas. 

ko/kö - pergunta oletko puhu suomea (você fala finlandês)
kin - também

existem outras.


Então agora montemos uma frase com essas terminações e cada uma com sua determinada cor para facilitar.

NÚMERO + CASO + POSSE + PARTÍCULA

kirja - livro
kirjat - livros

talo - casa
talot - casas
talossa - na casa
taloni -  a minha casa
taloista - fora das casas
talostani - fora da minha casa
talossasiko? - na sua casa?
taloissamme - nas nossas casas
taloissannekin - nas suas casas também

Deu para entender?

Talo- i -ssa- nne- kin

Número (plural) + caso inessivo + pronome possessivo + partícula.



Aqui foi dado os exemplos com os casos ''ssa'' e ''sta'' pois são os mais simples. ainda preciso estudar mais para poder falar dos outros casos, mas sempre será assim e seguindo essa ordem.

complicado né? sim, eu acho, mas é algo bem lógico. nada como decorar e decorar. 

futuramente vou acrescentando mais aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário