História da Finlândia

Postarei aqui um breve resumo sobre a história deste país.


Ainda é incerta a história de como aconteceu a origem migratória dos finlandeses, tal como também ninguém sabe ao certo quando chegou as primeiras pessoas no local onde hoje é a Finlândia. 



Três senhorasTrês senhoras provavelmente nos finais do século XIX, a tocar kantele. Fotografia: Universidade de Tampere, arquivo fotográfico do departamento de folclore.

8000 A.C.
Os primeiros povoadores chegam ao território.
4000 A.C.
Fortes influências culturais, provavelmente em resultado da imigração oriunda de territórios a leste.
3100 A.C.
Elevado índice de imigração, proveniente do litoral sul do Mar Báltico.
1400 A.C.
Intensificação do comércio externo, quer com a península escandinava, quer com a região do rio Volga.
500 A.C.
Expansão do comércio à região mediterrânica, verificada logo após o início da Idade do Ferro.
500 – 1000
As províncias de Åland, Vakka-Suomi e Satakunta, ficam sob a influência sueca cada vez fortalecida. As demais províncias (Finlândia própria, Távastia e Carélia) não têm unidade política.
1155
Chegada dos primeiros missionários cristãos, vindos da Suécia. A Finlândia é anexada ao Reino da Suécia.
1397 
O Reino Sueco-Finlandês une-se à Dinamarca-Noruega.
1521
A Suécia, juntamente com a Finlândia, desliga-se da união com a Dinamarca.
1524-27
A Suécia, (e Finlândia), introduzem o luteranismo.
1548

Mikael Agricola, traduz o Novo Testamento, para a língua finlandesa.
1550

Fundação da cidade de Helsínquia.
1640
Fundação da Academia de Turku 
1776
Publicação do primeiro jornal, impresso na língua finlandesa.
1809
A Suécia cede a Finlândia, à Rússia. O Czar da Rússia proclama a autonomia da Finlândia segundo o regime de Grão-Ducado, sendo ele o Grão-Duque, representado no país por um Governador-Geral.
1812

Helsínquia foi declarada capital do Grão-Ducado da Finlândia.
1835

Publicação do épico nacional finlandês, Kalevala.
1860
Introdução da moeda finlandesa, a Markka.
1863
A língua finlandesa é oficializada.
1917
A Finlândia proclama a sua independência da Rússia, no dia 6 de Dezembro. O novo estado é reconhecido pela União Soviética, França, Alemanha e Suécia.
1952
1995

A Finlândia torna-se membro da União Europeia.
2002
Introdução do euro.

Agora um pouco de informações gerais sobre o país (população, economia, educação, etc).




    Finlândia  é um país nórdico e está situado na região da Fino-Escandinávia no norte da Europa. População de 5 milhões de habitantes com a maioria vivendo ao sul do país em principal na capital, Helsinque. Estrangeiros são 2,5% da população que faz com seja um dos menores da união europeia.
    Devido ao fato de a Finlândia ter feito parte da Suécia durante sete séculos (do século XII até 1809), cerca de 6% da população fala sueco e é um dos idiomas oficiais. A Finlândia tornou-se independente após a Revolução Russa de 1917, ano em que foi instaurada a República. O Parlamento finlandês, unicameral, é constituído por 200 deputados eleitos por um mandato de quatro anos. 
    A Finlândia, um país de florestas e lagos, é provavelmente mais conhecida pela sua beleza natural, bem preservada. No extremo setentrional do país, no Verão, o sol não se põe durante quase dez semanas, são as chamadas "noites brancas". Por sua vez, durante o Inverno, passam-se quase oito semanas sem que o sol se vislumbre no horizonte.
  A economia finlandesa é moderna e competitiva, sendo o país líder mundial no setor das telecomunicações. As suas principais exportações incluem, para além de produtos do setor das telecomunicações, produtos do setor do papel, pasta de papel e madeira, artefatos de vidro, aço inoxidável e cerâmica.
   O país tem um dos melhores IDHs do mundo (21° na classificação geral), conta com uma das melhores educações do mundo. Ensino totalmente gratuito até a Universidade e as escolas privadas somam apenas 2% do país. Na religião, a maioria dos finlandeses (77%) são da Igreja Evangélica Luterana da Finlândia, porém o país é um com os maiores índices de ateus no mundo.
   A música da Finlândia tem influências nitidamente escandinavas e o metal sinfônico domina entre os jovens (muitos brasileiros tem vontade de conhecer o país por causa da sua música e das bandas e pra falar a verdade, a musica é uma das maravilhas deste país,rs) . Outros estilos bastantes populares são trance, pop e um instrumento popular é o piano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário